Receitas veganas: você conhece a gastronomia vegana?

Receitas veganas: você conhece a gastronomia vegana?

Você com certeza já deve ter ouvido falar ou até conhece alguém que seja VEGANO. Mas afinal, o que é o veganismo? O que é ser um “vegano”?

Os veganos, como são chamados os que praticam o veganismo, têm uma alimentação vegetariana, ou seja, nada de origem animal entra no cardápio. Isso inclui todos os tipos de carnes, todos os laticínios, ovos, mel e tudo que tenha em sua origem o sofrimento de algum animal. Aliás, muito além da alimentação o veganismo engloba todo e qualquer embate à produtos que explorem a utilização de animais, seja em testes, entretenimento, transporte, etc…

Nestes últimos anos há um movimento em relação a esta opção de vida que vem crescendo bastante em todo o mundo, inclusive no Brasil. Diversas pesquisas relatam que mais e mais pessoas vêm se declarando como veganas, além disso, vários estudos no setor de restaurantes e gastronomia mostram um crescente interesse em oferecer opções de alimentação sem origem animal ao público.

Esse tema é tão relevante que até a ONU recomendou, em 2014, uma mudança global para uma dieta sem carne e sem laticínios com relação à redução dos impactos ambientais e climáticos e redução da fome mundial.

Mas, falando em gastronomia, você já teve a oportunidade de provar algumas deliciosas receitas veganas? Separamos abaixo alguns canais e sites para que você possa se inspirar e mandar bem nas receitas sem origem animal também! Que tal?

1. Presunto Vegetariano

O blog Presunto Vegetariano tem como objetivo mostrar quão prática e versátil pode ser a culinária vegetariana para quem gosta ou não de carne, sem apologias e pregações; fazendo da carne de soja, legumes, frutas, cogumelos e grãos substitutos tão saborosos quanto a própria carne.

Site: http://presuntovegetariano.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/presuntovegetariano

APRENDA: Hambúrguer de Feijão Preto

Hambúrgueres veganos são opções bem gostosas e práticas para o dia a dia, podendo ser servidos em lanches, com saladas ou refeições. Este leva ingredientes acessíveis e fáceis de serem encontrados! Veja como se faz clicando na imagem abaixo!

Receitas veganas
Presunto vegetariano

 

2. VegTube

Os vídeos do Vegtube trazem receitas com ingredientes de fácil acesso e opções para a substituição dos alimentos cárneos, ovos e laticínios. No conteúdo do canal é possível encontrar receitas veganas como fondue de alcachofra e espinafre, mini panquecas veganas e pão integral.


Canal: https://www.facebook.com/VegTube/

3.  VegetariRango

O VegetariRANGO é um programa de culinária vegetariana cheio de bom humor com muitas receitas, dicas, vlogs e entrevistas. Através da criatividade ele empreende e ajuda muitas pessoas que são veganas, ou querem virar. Além dos vídeos na internet, ele vende ingredientes veganos e também realiza delivery em São Paulo.


Canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/vegetarirango
Facebook: https://www.facebook.com/VegetariRANGO/

4.  Vegana Pobre

O Vegana Pobre é um lindo projeto de um casal de veganas que moram em Campo Grande no Mato Grosso do Sul. As meninas disponibilizam em suas redes, dicas e receitas de uma alimentação de baixo custo e nutritiva, mostrando que o veganismo é feito para todos os bolsos! Vale a pena anotar as dicas, receitas veganas e informações que as veganas pobres tem para indicar!

Receitas veganas
Vegana pobre

Instagram: http://instagram.com/veganapobre
Facebook: https://www.facebook.com/veganapobre/

5. Panelaço

Panelaço é um  programa do João Gordo dentro do Youtube. Todas às quintas feiras JG entrevista um convidado carnívoro ou não, para comer um rango vegano preparado por ele em sua própria cozinha. As histórias mais loucas e as aventuras culinárias do João e de seus convidados, você encontra aqui no Panelaço.

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/user/panelacooficial


Ama cozinhar? Quer fazer uma grana extra cozinhando em casa?
Veja o Vídeo e entenda como funciona o Dinneer: