18 filmes sobre gastronomia para ver e se inspirar

A noite do Oscar passou e aproveitando o clima, separamos 18 filmes sobre gastronomia para você se inspirar na cozinha enquanto espera pela premiação.

 

Filmes sobre gastronomia são de, literalmente, dar água na boca e como neste domingo (28), Hollywood premiou as melhores performances cinematográficas de 2015 no Teatro Dolby, em Los Angeles, Califórnia, decidimos entrar no clima ao nosso modo: cozinhando.
Ao todo, 24 estatuetas foram distribuídas nas mais diversas áreas cinematográficas (as mais badaladas: melhor filme, ator e atriz principal e melhor direção).
A festa comandada pelo comediante Chris Rock foi muito divertida e repleta de surpresas. Indicado pela 5ª vez ao prêmio de melhor ator, desta vez pela atuação em “O regresso“, Leonardo DiCaprio atraía a atenção da mídia e do público.

Será que ele continuaria com o estigma de azarão ou finalmente levaria a estatueta para casa?

Agora Já sabemos:

via GIPHY

Aproveite esta deliciosa seleção com 18 filmes sobre gastronomia que preparamos para você se inspirar, correr para a cozinha e fazer aquela receita especial!

 

1 – O SABOR DA MAGIA (2005)

O Sabor da Magia é uma história sensual temperada com uma pitada de romance e a descoberta do amor. Tilo (Aishwarya Rai) é uma mulher misteriosa, dona de uma loja de especiarias e possui o dom de transformar seus ingredientes em poções para curar as pessoas. Porém há uma regra: Tilo jamais poderá provar alguma de suas receitas ou se apaixonar, caso contrário perderá seu dom.

 

2 – VATEL (2000)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de François Vatel, inventor do chantily <3.

Para salvar a sua província das dívidas, no norte da França, o Príncipe de Condé convida o rei Luis XIV para um sumptuoso banquete. Tudo fica a cargo de François Vatel (Gérard Depardieu), o mordomo do príncipe. E Vatel fará de tudo para provar ao rei que é melhor que os mordomos reais.

 

3 – FESTA DE BABETTE (1987)

Em 1871, em noite de tempestade, Babette chega a um vilarejo na Dinamarca, fugindo da França durante a repressão à Comuna de Paris. Ela se emprega como faxineira e cozinheira na casa de duas solteironas, filhas de um rigoroso pastor.

Ali ela vive por doze anos, até que um dia fica sabendo que havia ganhado uma fortuna na loteria e, ao invés de voltar à França, ela pede permissão para preparar um jantar em comemoração aos centésimo aniversário do pastor.

A princípio, os convidados ficam assustados, temendo ferir alguma lei divina ao aceitar um jantar francês, mas acabam comparecendo e se deliciam com a festa de Babette.

  • melhor filme estrangeiro (Oscar 1988)
  • melhor filme em língua não inglesa (BAFTA 1989)

 

4 – O TEMPERO DA VIDA (2005)

Fanis Iakovidis é um conhecido professor de astrofísica na Grécia. Com quarenta anos ele chegou a um momento decisivo de sua vida, uma encruzilhada existencial que a ciência não pode auxiliá-lo a compreender.

Vassilis, seu avô e mentor, vive em Istambul e desenvolveu sua própria filosofia culinária, reverenciada e aplicada tanto por gregos quanto por turcos.

Fanis não vê o avô desde que tinha sete anos de idade, e assim, quando o velho homem decide ir à Grécia depois de tantos anos, sua visita iminente acende a vida de Fanis como um acontecimento histórico.

Um filme que retrata a magia da imaginação infantil transformada ao longo da vida por acontecimentos familiares e sociais.

 

5 – COMO UM CHEF (2012)

Aos 32 anos de idade, Jacky Bonnot (Michaël Youn) tem grande talento para se tornar um grande chef gastronômico, mas nunca teve a oportunidade de provar o seu talento. Por causa da sua situação financeira precária, ele é obrigado a aceitar trabalhos temporários em pequenos restaurantes.

A sorte muda quando ele cruza com o renomado Alexandre Lagarde (Jean Reno), chef em decadência, prestes a ser demitido e substituído por um chef novo.

 

Baixe agora o eBook Gratuito “23 Incríveis Receitas de Cinema“!

filmes sobre gastronomia

receitas de cinema

 

6 – A GRANDE NOITE (1996)

Dois irmãos, Primo (Tony Shalhoub) e Secondo (Stanley Tucci), emigram da Itália para os Estados Unidos durante os anos 50. Eles pretendem abrir um restaurante italiano chamado The Paradise.

O mais velho, Primo, é um grande chef, um gênio na culinária, mas bastante temperamental, se recusando a fazer pratos convencionais e rotineiros. Secondo, o mais novo, tem uma mentalidade mais capitalista e tenta superar a grave crise financeira que estão passando.

O proprietário de um restaurante de sucesso, Pascal (Ian Holm), propõe chamar um amigo dele, que é um grande músico de jazz, para ajudar a promover o restaurante.

Assim os dois irmãos apostam todas as fichas em um cardápio fora de série, que será servido aos convidados desta grande noite.
Você está sentindo isso? Essa vontade incontrolável de cozinhar e inventar receitas fora de série. Descubra mais sobre esse desejo intenso que nos move neste artigo para quem já ama ou quer descobrir-se na cozinha.

 

7 – MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO (2006)

Certa manhã Harold Crick (Will Ferrell), um funcionário da Receita Federal, passa a ouvir seus pensamentos como se fossem narrados por uma voz feminina.

A voz narra não apenas suas idéias, mas também seus sentimentos e atos com grande precisão. Apenas Harold consegue ouvir esta voz, o que o faz ficar agoniado.

Esta sensação aumenta ainda mais quando descobre pela voz que está prestes a morrer, o que o faz desesperadamente tentar descobrir quem está falando em sua cabeça e como impedir sua própria morte.

No meio disso tudo, ele se apaixona por uma confeiteira (Emma Thompson) que faz cookies deliciosos de morrer.

 

8 – TOAST: A HISTÓRIA DE UMA CRIANÇA COM FOME (2010)

Desde criança, Nigel (Freddie Highmore) era fascinado por culinária, mas, para seu azar, o máximo que sua mãe sabia fazer eram torradas. Quando ela morre, o pai dele contrata uma empregada (Helena Bonham-Carter) que é ótima cozinheira, e ele passa a competir com ela pela atenção do pai, já que seus dotes culinários começam a surgir também.

 

9 – SOUL KITCHEN (2009)

Depois de sua namorada o trocar por um emprego em Xangai, a vida de Zinos, dono do restaurante Soul Kitchen, entra em crise e ele decide vender o espaço.

Mas três semanas antes de fechar as portas as coisas começam mudar: um novo chef transforma o cardápio, um novo DJ agita o espaço e seu restaurante começa a fazer o sucesso que nunca teve! Zinos percebe que é bobagem vender o restaurante, mas talvez seja tarde demais.
Está gostando deste artigo? Compartilhe agora mesmo nas redes sociais e inspire outras pessoas.

 

10 – ESTÔMAGO (2007)

Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, nosso protagonista, descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão – o que ele fez para acabar ali? – que Nonato vive sua intrigante história.

E também aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte – e eles sabem, mais do que ninguém, qual é a melhor parte.

Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.

 

11 – VOLVER (2006)

Como um bom filme de Pedro Almodóvar, “Volver” trata das particularidades do universo feminino, de suas nuances e do retorno à terra natal e ao passado.

Raimunda (Penélope Cruz) volta à sua cidade quando um incêndio mata seus pais, mas tem que continuar sua vida e criar sua filha. Com enormes referências à culinária espanhola, o filme é um retrato de pequenos sabores e dessabores da vida.

 

12 – SIMPLESMENTE COMPLICADO (2009)

Simplesmente complicado é estrelado por Meryl Streep como proprietária de uma padaria de sucesso, e mãe solteira de três filhos que começa um caso secreto com o ex-marido (Alec Baldwin), 10 anos após seu divórcio – apenas para encontrar-se atraída por outro homem: seu arquiteto Adam (Steve Martin).

 

13 – JULIE & JULIA (2009)

O filme contrasta a vida da chefe Julia Child (Meryl Streep), nos primeiros anos de sua carreira culinária com a vida da jovem nova-iorquina Julie Powell (Amy Adams), que aspira a cozinhar todas as 524 receitas do livro de receitas de Child em 365 dias, um desafio que ela descreveu em seu blog popular que faria dela uma autora famosa.

Julie & Julia é um ótimo filme para se inspirar e arriscar a preparar um prato diferente em sua casa.

 

14 – COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE (1992)

Filme imperdível para os amantes da gastronomia. O filme, mexicano, é a história de Tita (Lumi Cavazos), a menina que nasceu na cozinha enquanto sua mãe cortava cebolas.

Proibida de casar, ela se consola pela familiaridade que a comida tem na sua vida e, apaixonada por Pedro (Marco Leonardi), insere em seus pratos todos os seus sentimentos, que são sentidos por quem os come.

 

15 – RATATOUILLE (2007)

Esta animação da Pixar traz saborosas aventuras do ratinho Rémy e Alfredo Linguini, o filho secreto do grande chef Auguste Gusteau.

Os dois formam uma aliança divertida para recriar a sopa de sucesso do restaurante. Durante a confusa mistura de temperos, sabores e ingredientes, os dois acabam por tornar o antigo restaurante de Gusteau no melhor da França, com o preparo do clássico prato Ratatouille.

 

16 – SEM RESERVAS (2007)

No duelo temperado entre a chef perfeccionista Kate (Catherine Zeta Jones) e o bem-humorado Nick (Aaron Eckhart), eles preparam receitas deliciosas o tempo todo!

O filme retrata as nuances e a maneira de cada chef cozinhar.

 

17 – COMER, REZAR, AMAR (2010)

Elizabeth (Julia Roberts) descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Um dia, ela larga tudo, marido, trabalho, amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro.

E parte para a Índia, para a Itália e para Bali, em busca de um reecontro consigo mesma numa grande viagem de auto conhecimento.

 

18 – CHOCOLATE (2000)

O filme conta a história de uma jovem mulher, que, junto com a sua filha, tenta se adaptar como recém chegada em uma pequena cidade (fictícia) na França, chamada Lansquenet-sous-Tannes. Abre então a Chocolataria Maya, e aos poucos vai conquistando a confiança da população local.

Você vai se deliciar o filme todo, com tanto Chocolate que aparece durante a história.

 

Agora é sua vez! Corra para o Dinneer e torne-se um anfitrião para criar gostosuras e mostrar para os apaixonados por gastronomia!
Deu para se deliciar com essa lista imperdível de filmes sobre gastronomia?
Compartilhe essas deliciosas histórias nas redes sociais e inspire outras pessoas.
Sentiu falta de algum filme? Comente abaixo e inspire mais pessoas a cozinhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *