Cozinhar para muita gente é prazeroso e gera experiências incríveis na vida de quem cozinha. Mas pode causar muito estresse se não planejarmos direito. Aproveite essas 11 dicas simples para você não errar mais e tornar sua experiência gastronômica muito mais prazerosa.

 cozinhar para muita gente

 1 – Prepare a quantidade certa de comida

Quanta comida você deveria fazer? Essa é uma pergunta difícil, especialmente quando os convidados servem diferentes quantidades de comida e você não conhece cada um, como ocorre no jantar compartilhado (Entenda o conceito de economia compartilhada neste artigo). Via de regra, prepare 500 gramas de comida por pessoa, sem contar bebidas e sobremesas. Use as quantidades sugeridas abaixo para fazer cálculos mais exatos. Para ter certeza que tem comida para todo mundo, sempre arredonde suas estimativas para cima.
 
Quantidade de comida por pessoa:
 
Aperitivos: 4-6 porções por hora
Aves, carnes ou peixes: 300 gramas
Massas (peso seco) para o prato principal: 150 gramas
Batata: 150 gramas
Arroz e outros grãos: ½ copo
Feijão: ½ copo
Vegetais de acompanhamento: ½ copo
Salada: 1 ½ copo
Pães: 2 unidades
 

2 – Compre álcool o bastante

 
Para bebidas, assuma que cada convidado vai beber dois drinks por hora. Com isso em mente, nossa lista é baseada em duas horas de evento. Tenha gelo o suficiente para não faltar – cerca de 125 g a 250 g de cubos por pessoa. É uma boa ideia manter um estoque de copos em seu armário, já que os convidados vão usar um copo por hora, aproximadamente. Copos de 300 ml a 355 ml são ideais para a maioria das bebidas.
 
Quantidade de bebidas:
 
Vinho: 3 copos, 3 garrafas a cada 4 convidados
Destilados: 3 copos, 3 garrafas a cada 4 convidados
Cerveja: latas de 350 ml, 4 latas por convidado.

3 – Faça doces o bastante

 
Os valores abaixo são para você servir uma sobremesa em seu evento. No entanto, se você servir duas os mais sobremesas, vai precisar de porções menores de cada uma. Quando servir dois ou mais doces, diminua as porções pela metade.
 
Quantidade de sobremesa por pessoa:
 
Bolo, torta ou docinhos: 1 fatia
Pudim ou mousse: 1 copo
Sorvete: 1 copo

4 – Planeje seu menu

 
Escolher o que cozinhar pode ser tão complicado como cozinhar. Um grande encontro depende de pratos que agradem as pessoas e que possam ser feitos em grandes quantidades. Tenha certeza que você tem um mix de pratos quentes e frios e receitas que possam ser feitas antes, deixando apenas um ou dois pratos que precisam ser feitos no dia do evento.

5 – Estoque seu armário de bebidas sabiamente

 
Ao invés de comprar vários tipos de bebidas, mantenha seu bar estocado com bebidas que você e seus convidados mais apreciam. Assegure-se que você tem acessórios básicos de bar, incluindo saca rolhas, abridores de garrafa e guardanapos.

6 – Prepare os alimentos antes

 
Quando tiver um tempo disponível e você estiver com disposição para cozinhar, monte um grande prato que pode ser congelado. Molhos simples, como molho de tomate, pesto e branco são ótimos para se ter nas mãos caso precise fazer uma receita de macarrão, por exemplo. Tente congelar vegetais cozidos também. Pratos principais duram de dois a três meses, enquanto molhos duram mais de seis meses e vegetais mais de um ano. Pães e sobremesas podem durar aproximadamente um mês no freezer.
 
Lembre-se: sempre esfrie a comida e embrulhe bem antes de congelá-la, e não coloque muitos alimentos descongelados no freezer de uma vez.
 

7 – Corte os vegetais antes

 
Quando tiver um tempo disponível, lave os vegetais e corte grandes quantidades para armazenar. Faça mixes de vegetais para preparar grandes saladas em um piscar de olhos. Essa dica vai poupar muito do seu tempo e garantir que você prepare as refeições muito mais rápido. É possível também comprar vegetais já lavados e cortados em alguns supermercados.

8 – Tempere comidas prontas

 
Pegue molhos, sopas, misturas de arroz e feijão – tudo que você precisar para completar seu menu – e dê a eles um toque especial com ervas frescas e demais temperos do seu armário. Essa dica funciona bem com entradas, assim como com pizzas, frango assado e boas comidas de delivery também.

9 – Pense grande!

 
Quando for cozinhar para muita gente, use receitas simples que podem ser facilmente dobradas ou triplicadas. Grandes assados, sopas ou guisados podem ser facilmente ajustados à quantidade de convidados. Bolos e tortas inteiros funcionam bem para sobremesas. Quanto maior a prato, menos você precisará se preocupar com os itens menores (entradas, acompanhamentos) enquanto você prepara a refeição.

10 – Cada um serve o seu

 
Organize a mesa com os diferentes gostos de seus convidados e deixe cada um servir a seu modo. Organize as travessas de sanduíches ou os acessórios para salada, tigelas com os recheios favoritos de tacos ou um buffet de pratos preparados e deixe cada um servir o próprio prato.

11 – Concentre-se no primeiro e no último prato

 
Os convidados são propensos a lembrar das “extremidades” de uma refeição, então sempre planeje um menu que coloque seus melhores pratos no começo e no fim. Faça seus aperitivos e entradas preferidas e sobremesas especiais. Então deixe no meio pratos mais simples, como lasanha, Chili, carnes assadas, frango ou carne de porco.
 _______________________________________________________________________________

 

Ama cozinhar? Quer fazer uma grana extra cozinhando em casa?
Veja o Vídeo e entenda como funciona o Dinneer:

Gostou dessas dicas? Comente suas experiências mais marcantes ao cozinhar para muita gente e compartilhe essas dicas com seus amigos.

Posts Relacionados

Ingredientes Brasileiros

Restaurantes Brasileiros em Amsterdam

Restaurantes brasileiros em      Amsterdam Embora não falte restaurantes brasileiros em Amsterdam, é difícil encontrar um lugar que reúna comida de qualidade com preço justo e ambiente agradável. Juntar estes três ambientes em apenas um Leia mais…

Ingredientes Brasileiros

Restaurantes Brasileiros em Alfragide

        Restaurantes brasileiros em Alfragide Embora não falte restaurantes brasileiros em Alfragide, é difícil encontrar um lugar que reúna comida de qualidade com preço justo e ambiente agradável. Juntar estes três ambientes em Leia mais…

Ingredientes Brasileiros

Restaurantes Brasileiros em Buenos Aires

Embora não falte restaurantes brasileiros em Buenos Aires, é difícil encontrar um lugar que reúna comida de qualidade com preço justo e ambiente agradável. Juntar estes três ambientes em apenas um estabelecimento é muito difícil. A Leia mais…