Como calcular o custo de uma receita – Se você já teve essa dúvida na hora de montar um cardápio e precisa de uma ajudinha. Fique tranquilo, nós vamos te mostrar passo a passo como fazê-lo.

 

 


Uma grande dúvida que os anfitriões do Dinneer têm é como calcular o custo de uma receita que prepararão para seus convidados. As embalagens frequentemente são maiores que a quantidade a ser usada na receita. Portanto, é preciso usar um valor menor proporcional ao valor total do produto.

 

“Então, como calcular os custos que eu tenho na hora de preparar minha receita especial?”

 

Para responder a esta pergunta, nós criamos calculadora Custo da Receita, que gera o valor real dos custos e permite a você definir um preço justo para seus convidados.

 

“Mas eu não tenho balança em casa… Não sei a quantidade que uso de cada ingrediente.”

 

Como nós já sabemos disso, preparamos uma surpresa para o final deste artigo que tornará seus momentos na cozinha mais práticos, produtivos e, sem dúvida, mais prazeroso.

Então não tem desculpa para você continuar se enrolando no hora de definir o preço de venda dos seus pratos especiais. Além disso, usar a ferramenta é bem simples. Basta seguir os 7 passos abaixo:

 

1. Acesse custodareceita.com.br 

como calcular o custo de uma receita

 

 

2. Clique em “Calcular custo da receita”

 

como calcular o custo de uma receita

 

3. Ingrediente: Preencha esta coluna com o nome do ingrediente utilizado

como calcular o custo de uma receita

4. Embalagem: Insira o valor da capacidade de uma embalagem do produto que você comprou

  • Líquidos: valor em mililitros. Ex: 1 caixa de leite (1000)
  • Sólidos: valor em gramas. Ex: um pacote de açúcar (2000).
  • Unidades: quantidade de unidades que vêm na embalagem. Ex: ovos (12)

 

5. Preço: O preço que você pagou pelo ingrediente (a embalagem toda)

 

6. Quantidade: Quantidade do produto que foi usada

  • Ex: meia caixa de leite (500)

 

7. Clique em “+ 1 ingrediente” e Repita esses passos para todos os ingredientes usados na receita.

 

como calcular o custo de uma receita

 

Após o preenchimento de todos os ingredientes utilizados na sua receita, a calculadora vai gerar o custo total da receita e o custo de cada ingrediente. É possível também determinar o rendimento da receita. (Ex: 20 porções, 8 fatias) e ao final do cálculo é gerado o custo por unidade (de porção, fatia, etc), além do custo total da receita.

No quadro abaixo, observe o exemplo do custo da receita de um bolo simples, com todos os detalhes de preço, rendimento, quantidade de ingredientes e custo de cada um.

como calcular o custo de uma receita

 

Mas é importante lembrar:

O valor acima considera apenas o custo total da receita e não inclui sua mão-de-obra, gás e outros gastos. Para saber o valor por unidade (de fatia de bolo, cupcake), divida o valor total da receita pela quantidade de porções.

 

Lembra da surpresa que prometemos no começo? Chegou o grande momento!

 

Como o uso de balanças não é comum nas casas e a maioria de nós não sabe como converter a quantidade de colheres e xícaras em unidades convencionais (gramas, mililitros), existe uma ferramenta disponível online no site do canal GNT.

 

É o conversor de medidas para receitas. Basta acessar aqui, converter facilmente suas medidas (de xícaras para mililitros, de colher para gramas, etc) e calcular com precisão o custo de uma receita.

Agora ficou bem mais fácil calcular o custo da sua receita, não é? Se você quer ainda mais praticidade, economia e conforto para servir bem seus convidados, aprenda como cozinhar para muita gente neste artigo.

 

Agora que você aprendeu como calcular o custo de uma receita… Compartilhe com seus amigos que amam cozinhar e conte nos comentários suas experiências na hora de calcular o custo da sua receita.

 

Ama cozinhar? Quer fazer uma grana extra cozinhando em casa?
Veja o Vídeo e entenda como funciona o Dinneer:


Posts Relacionados

Ingredientes Brasileiros

Como fazer um jantar romântico

Jantar romântico Em um ambiente onde duas pessoas que se amam desfrutam de momentos inesquecíveis, não precisa ser luxuoso, apenas coisas que remetem seus verdadeiros sentimentos. Jantar á luz de velas, uma boa comida, rosas Leia mais…

Ingredientes Brasileiros

Restaurantes Brasileiros em Amsterdam

Restaurantes brasileiros em      Amsterdam Embora não falte restaurantes brasileiros em Amsterdam, é difícil encontrar um lugar que reúna comida de qualidade com preço justo e ambiente agradável. Juntar estes três ambientes em apenas um Leia mais…

Ingredientes Brasileiros

Restaurantes Brasileiros em Alfragide

        Restaurantes brasileiros em Alfragide Embora não falte restaurantes brasileiros em Alfragide, é difícil encontrar um lugar que reúna comida de qualidade com preço justo e ambiente agradável. Juntar estes três ambientes em Leia mais…