como calcular o custo de uma receita
Share Button

Você já passou pela situação de não saber como calcular o custo de uma receita que preparou? E depois ficou confuso na hora de definir um preço justo por ela, que cobrisse os gastos, compensasse seu esforço e dedicação e que ainda fosse acessível aos convidados?

Você não está sozinho. Não se preocupe. Nós vamos ajudar.

 

Uma grande dúvida que os anfitriões do Dinneer têm é como calcular o custo de uma receita que prepararão para seus convidados. As embalagens frequentemente são maiores que a quantidade a ser usada na receita, portanto, é preciso usar um valor menor proporcional ao valor total do produto.

 

Então, como calcular os custos que eu tenho na hora de preparar minha receita especial?

 

Para responder a esta pergunta, o Blog do Cupcake criou a calculadora “Custo da Receita“, que gera o valor real dos custos e permite a você definir um preço justo para seus convidados.

 

“Mas eu não tenho balança em casa. Não sei a quantidade que uso de cada ingrediente.”

 

Como nós já sabemos disso, preparamos uma surpresa para o final deste artigo que tornará seus momentos na cozinha mais práticos, produtivos e, sem dúvida, mais prazerosos.

Então não tem desculpa para você continuar se enrolando no hora de definir o preço de venda dos seus pratos especiais. Além disso, usar a ferramenta é bem simples. Basta seguir os 7 passos abaixo:

 

1. Acesse custodareceita.com.br 

 

como-calcular-o-custo-de-uma-receita

 

 

2. Clique em “Calcular custo da receita”

 

como-calcular-o-custo-de-uma-receita

 

 

3. Ingrediente: Preencha esta coluna com o nome do ingrediente utilizado

 

4. Embalagem: Insira o valor da capacidade de uma embalagem do produto que você comprou

  • Líquidos: valor em mililitros. Ex: 1 caixa de leite (1000)
  • Sólidos: valor em gramas. Ex: um pacote de açúcar (2000).
  • Unidades: quantidade de unidades que vêm na embalagem. Ex: ovos (12)

 

5. Preço: O preço que você pagou pelo ingrediente (a embalagem toda)

 

6. Quantidade: Quantidade do produto que foi usada

  • Ex: meia caixa de leite (500)

 

7. Clique em “+ 1 ingrediente” e Repita esses passos para todos os ingredientes usados na receita.

 

como-calcular-o-custo-de-uma-receita

 

Após o preenchimento de todos os ingredientes utilizados na sua receita, a calculadora vai gerar o custo total da receita e o custo de cada ingrediente. É possível também determinar o rendimento da receita (Ex: 20 porções, 8 fatias) e ao final do cálculo é gerado o custo por unidade (de porção, fatia, etc), além do custo total da receita.

No quadro abaixo, observe o exemplo do custo da receita de um bolo simples, com todos os detalhes de preço, rendimento, quantidade de ingredientes e custo de cada um.

como-calcular-o-custo-de-uma-receita

 

Mas é importante lembrar: o valor acima considera apenas o custo total da receita e não inclui sua mão-de-obra, gás e outros gastos. Para saber o valor por unidade (de fatia de bolo, cupcake), divida o valor total da receita pela quantidade de porções.

 

 

Lembra da surpresa que prometemos no começo? Chegou o grande momento!

 

Como o uso de balanças não é comum nas casas e a maioria de nós não sabe como converter a quantidade de colheres e xícaras em unidades convencionais (gramas, mililitros), existe uma ferramenta disponível online no site do canal GNT.

 

É o conversor de medidas para receitas. Basta acessar aqui, converter facilmente suas medidas (de xícaras para mililitros, de colher para gramas, etc) e calcular com precisão o custo de uma receita.

Agora ficou bem mais fácil calcular o custo da sua receita, não é? Se você quer ainda mais praticidade, economia e conforto para servir bem seus convidados, aprenda como cozinhar para muita gente neste artigo.

 

Gostou dessas dicas? Compartilhe com seus amigos que amam cozinhar e conte nos comentários suas experiências na hora de calcular o custo da sua receita.

Comments

comments

Deixe uma resposta